2023/08/27

Onde estão as pilhas de tipo A e B?

Embora as pilhas AA e AAA sejam populares, o que é feito das pilhas A, e B?

Estamos habituados a lidar frequentemente com pilhas de formato AA e AAA, e também com pilhas de formato C e D de maiores dimensões. Não será preciso muito para notar algumas ausências nesse alinhamento. Se temos pilhas AA e AAA, porque não temos pilhas A? E se temos pilhas C e D, porque não temos pilhas B?

Na verdade, as pilhas A e B estão previstas no standard.
A questão é que as suas dimensões eram tão próximas das pilhas AA e pilhas D que acabaram por ser ignoradas pelos fabricantes - e ainda bem, senão teríamos que lidar com ainda maior variedade de pilhas.

Houve também outras pilhas que foram populares em tempos mas caíram em desuso, nomeadamente as pilhas rectangulares A e B, que foram muito utilizadas até à década de 70 e popularização dos transístores, que vieram possibilitar produtos mais compactos e com menores tensões. A pilha rectangular B usava uma tensão de 67.5 V, necessária para os equipamentos com tubos de vácuo.

Hoje em dia, será também recomendável optar por baterias recarregáveis em vez de pilhas de uso único sempre que possível, e especialmente em produtos de uso frequente que obrigariam a usar dezenas ou centenas de pilhas por ano.

1 comentário:

  1. Lembrando que para situações de catástrofe, é melhor ter de reserva pilhas de lítio (não recarregável) ou alcalinas para os aparelhos considerados essenciais como rádios FM/ AM, walkie-talkies, lanternas.
    O motivo é simples as baterias recarregáveis tendem a perder a carga muito mais facilmente, mesmo as que dizem que "estão prontas a utilizar" na prática nunca parecem estar realmente prontas se tiverem estado algum tempo sem serem recarregadas, em especial se o aparelho exigir que realmente estejam próximo dos 100% e não seja só a fingir.

    ResponderEliminar