A Google lançou um vídeo publicitário que visa envergonhar a Apple pela sua recusa em adoptar o formato RCS nas mensagens.
O vídeo equipara os dispositivos Apple aos velhos pagers que recebiam mensagens, em referência à insistência da Apple em se manter nos SMS e não aderir ao standard RCS mais recente, que permite funcionalidades idênticas às que se têm nos programas de mensagens, incluindo transferências de ficheiros, indicadores de recepção das mensagens e de quando se está a escrever, encriptação end-to-end, etc.
O tópico das mensagens é bastante sensível na Apple, que durante anos tem usado o iMessage como elemento diferenciador. E infelizmente, quando se pensava que o assunto poderia ficar arrumado com a obrigatoriedade da UE da interoperabilidade nos serviços de mensagens, a Apple argumentou que o iMessage não tem utilizadores suficientes para ser obrigada a isso, ficando o caso adiado para o próximo ano.
Até que tal se torne obrigatório, não é de prever que a Apple "mexa uma palha" para facilitar a integração com serviços concorrentes ou standards como o RCS.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Para mim não há concorrência, en qualquer plataforma uso o WhatsApp
ResponderEliminarRCS não substitui o SMS porque implica que a pessoa tenha acesso a dados móveis, já que só funciona se estes estiverem activados e disponíveis. Muita gente tem, mas isso não é algo que 100% das pessoas com acesso a redes móveis disponham pelo mundo, sem falar que mesmo as que têm esgotam os limites dos seus tarifários, ou por vezes desligam quando estão em roaming para não terem uma conta telefónica mais cara que a viagem.
ResponderEliminarIsso é pouco habitual hoje em dia, a esmagadora maioria tem dados suficientes e Wi-Fi e em Roaming dentro da UE também tens que sobre. Não sei quanto a vocês, mas eu só envio SMS em emergência se a pessoa não estiver a responder ao WhatsApp.
EliminarA questão é que os governos dos EUA e UE deviam obrigar o RCS a ser o standard em todas as plataformas, logo cada uma se quiser acrescentar algo que o faça. Hoje em dia há coisas que os clientes deviam exigir de base ...
Não faz sentido haver milhentas aplicações de mensagens todas incompatíveis entre elas. O serviço de email está alojado em milhares de servidores espalhados pelo mundo mas no entanto todos podem enviar a receber emails sem preocupação se está a enviar para alguém que está "noutra" plataforma porque todos usam um standard para beneficio de todos os seus utilizadores. Isto de ter serviços isolados pode ser bom para algumas plataformas que pretendem criar restrições e prender os seus utilizadores ou marginalizar os outros mas sem dúvida que é um tema que precisa de legislação para bem de todos.
ResponderEliminar