2023/09/01

Chrome facilita captura de frames de vídeo do YouTube

Capturar uma imagem de um vídeo no YouTube torna-se mais fácil e prático do que nunca, sem ter que recorrer à técnica da captura de ecrã.

Quem já passou pelo processo de querer apanhar uma imagem de um vídeo no YouTube sabe que isso é algo que se torna num mini-jogo. Se fizermos pause para assegurar que o vídeo está no momento exacto, vamos apanhar o interface do YouTube sobreposto sobre a imagem, assim como legendas; e tentar apanhar esse momento exacto com o vídeo em andamento, vai exigir uma mestria do "Print Screen" (que é complicada pelo facto do sistema poder apresentar opções adicionais sobre o que se quer capturar, janela, ecrã total, secção, etc.).

Tudo isso fica agora resolvido com a nova opção adicionada ao Chrome, que permite copiar um frame do vídeo sem processos intermédios, usando a função "Copy Video Frame" do menu de contexto (botão direito do rato).
Com este sistema ficamos com acesso a uma imagem na qualidade original do stream. Ou seja, se estivermos a ver um vídeo 4K, ficarmos com a imagem em 4K e não limitada à resolução do ecrã. Também funciona nos vídeos do Google Photos, embora seja necessário fazer duplo-clique com o botão direito para se passar do menu habitual do serviço para o menu do browser. Também por esse motivo, o sistema não funciona no TikTok, Vimeo e Instagram, por bloquearem o acesso ao menu de contexto.

Esta funcionalidade funciona não só no Chrome como também noutros browsers que usam o Chromium, como o Arc e o Edge.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)