2023/09/18

Dispositivos Nest limitados a um grupo de colunas Google Home

A Google volta a surpreender pela negativa, com os Google Nest mais recentes a só poderem fazer parte de um grupo de colunas no Google Home.

Como se não bastasse perderem o acesso a serviços de videochamada como o Zoom e o próprio Google Meet, a Google tem outra má notícia para quem distribuiu dispositivos Nest pela sua casa para funcionarem como colunas remotas. No caso dos dispositivos Nest mais recentes, deixam de poder ser utilizados em diferentes grupos de colunas no Google Home, tendo que ser colocados num único grupo.

Os grupos de colunas no Google Home permitem criar diferentes zonas sonoras usando múltiplos dispositivos, sendo ideais para lidar com cenários como ter música sincronizada a tocar pela casa toda, mas mantendo zonas independentes como os quartos dos filhos, cozinha, etc; zonas essas que poderiam ser complexas, com colunas a fazerem parte de diferentes grupos simultaneamente. Mas, é algo que agora deixa de ser possível nos:
  • Google Nest Mini (2nd gen)
  • Google Nest Audio
  • Chromecast with Google TV (4K)
  • Chromecast with Google TV (HD)
  • Google Nest Hub (2nd gen)
  • Google Nest Hub Max
  • Google Nest Wifi point
  • Pixel Tablet (Hub Mode)
Para estes dispositivos, só poderão fazer parte de um único grupo.

Uma vez que é difícil acreditar que se trate de uma limitação técnica - ainda por cima sendo uma limitação que afecta apenas os dispositivos mais recentes e não os mais antigos - a suspeita é que esta limitação tenha a ver com questões de patentes e licenciamentos, nomeadamente derivadas do processo da Sonos, que o ano passado também obrigou a retirar a capacidade de controlo de volume dos grupos de colunas através dos botões de volume do smartphone.


Actualização: a Sonos foi humilhada em tribunal e a Google já está a reactivar a funcionalidade.

1 comentário:

  1. Isto terá alguma coisa a ver com o processo em tribunal Google vs Sonos?

    ResponderEliminar