Os efeitos da temperatura nos painéis solares pode justificar considerar sistemas de arrefecimento para melhorar a sua eficiência e longevidade.
Os painéis solares, que se têm tornado cada vez mais populares nos últimos anos, necessitam - como o seu próprio nome indica - de sol para funcionar. Na maioria das vezes a desejada exposição solar adicionar tem como efeito secundário aumentar substancialmente a temperatura dos painéis, e com o aumento da temperatura temos uma redução da sua eficiência.
As diferenças podem não ser significativas, mas podem também ser suficientes para que se considere a possibilidade de usar sistemas de arrefecimento. O seguinte vídeo fala sobre isso e mostra os efeitos de ter um painel arrefecido a funcionar a temperaturas mais frescas face a outro sujeito a temperaturas mais elevadas.
A maior questão é que, embora neste vídeo seja utilizado um sistema de arrefecimento que faz cair água sobre o painel solar, seria mais eficiente utilizar um sistema de arrefecimento por água em circuito fechado (ao estilo dos radiadores dos carros ou sistemas de watercooling usados nos PCs), ou até mesmo optar por algo mais simples como dissipação por ar, usando dissipadores e ventoinhas, como é abordado no vídeo que se segue.
2023/09/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)