Depois de ter dificultado distinguir posts e publicidade, o X (ex-Twitter) agora está a remover o indicador dos posts publicitários.
Há algumas semanas, o X foi criticado por ter tornado mais difícil distinguir a publicidade injectada na timeline dos utilizadores, adoptando um indicador "ad" mais pequeno num dos cantos dos tweets / posts. Agora, as críticas irão certamente aumentar de tom, pois alguns utilizadores estão a ser confrontados com posts publicitários que não têm qualquer indicação de serem publicidade.
A única forma de os detectar, além de potencialmente serem conteúdos "estranhos" e que não teriam lugar na timeline (no meu caso, até publicidade em árabe me tem sido apresentada, além de muitas outras coisas que mais parecem esquemas duvidosos de criptomoedas), é clicar nos três pontos para informação adicional, e verificar se por lá aparece a referência a publicidade, com a opção de bloquear esse anúncio ou de ver detalhes quanto aos motivos da sua apresentação.
Mais do que chatear os utilizadores, isto é algo que poderá resultar em repercussões legais para o X / Twitter, já em que muitos casos é ilegal apresentar publicidade sem que esteja expressamente visível a indicação de que se trata de publicidade.
Sem grandes surpresas, os críticos da gestão de Elon Musk à frente do X já estão a aproveitar esta oportunidade para exigir uma investigação por parte da FTC nos EUA, e dizendo que é mais uma tentativa desesperada do X tentar inflaccionar as visualizações de publicidade aos anunciantes que ainda vão usando a plataforma.
2023/09/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)