Actualmente com 189 milhões de subscritores no seu canal de YouTube, MrBeast popularizou-se com toda uma série de vídeos estranhos, com desafios, demonstrações, e muitos em que oferece prémios exorbitantes. Daí que este vídeo fraudulento que promete oferecer um iPhone 15 Pro a 10 mil pessoas por apenas $2 poderia ser levado a sério por muitos dos seus fãs. No entanto, apesar do vídeo ser aparentemente apresentado por ele próprio, na realidade era apenas uma criação digital deepfake.
Lots of people are getting this deepfake scam ad of me… are social media platforms ready to handle the rise of AI deepfakes? This is a serious problem pic.twitter.com/llkhxswQSw
— MrBeast (@MrBeast) October 3, 2023
É apenas mais um alerta que reforça aquilo que tem sido dito nos últimos anos, à medida que estas tecnologias vão ficando cada vez mais realistas e mais acessíveis (o Pixel 8 da Google vai permitir trocar rostos em fotos com um simples toque).
Este não tem sido caso único, também nos últimos dias o actor Tom Hank se queixou do mesmo, de estar a circular um vídeo publicitário em que ele promove um plano dentário, mas que também é um vídeo deepfake.
Mais do que demonstrar o lado negro da tecnologia deepfake, o que estes casos acabam por demonstrar é que as plataformas na internet deixam bastante a desejar quanto aos métodos usados para validar a publicidade que apresentam. Basicamente, desde que se pague, apresentam tudo, quer seja publicidade legítima ou fraudes descaradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)