2023/11/22

Câmara Kodak Super 8 põe à prova o preço da nostalgia

A Kodak sempre vai vender a câmara Super 8 que mostrou no CES 2016, mas a um preço que rapidamente demonstrará se é um sucesso ou um flop.

Em 2016 a Kodak apresentou uma câmara Super 8 que fazia reviver a nostalgia do passado, dos tempos em que a gravação de imagens em movimento apenas podia ser feita com recurso à película. Mas, os anos foram passando sem que a Kodak lançasse a câmara no mercado, algo que só agora, mais de meia década mais tarde, vai acontecer.

A Kodak Super 8 é uma câmara que grava em película mas que também disponibiliza algumas mordomias digitais, como a apresentação da imagem num ecrã LCD e também tendo uma ficha micro HDMI para ligação a monitor ou gravador exterior. O áudio fica gravado digitalmente num cartão microSD, já que o filme Super 8 não tem som integrado. E, apesar dos anos terem passado, a Kodak parece não se ter apercebido disso, mantendo uma pré-histórica ficha micro-USB para carregamento.


A parte crítica desta câmara é que, embora inicialmente tenha sido referido que iria custar entre $400 e $750, ao longo dos anos esse valor foi aumentando. Em 2018 a Kodak já dizia que poderia custar entre $2500 e $3000, e agora volta a surpreender (pela negativa) com um preço final de $5495 dólares!

Por muito que se seja fã da nostalgia, é um valor exorbitante, que permitiria comprar dezenas de câmaras Super 8. Além disso, a magia da nostalgia rapidamente poderá entrar em choque com a realidade dos filmes em película, tal como cada cartucho de película Super 8 custar $35 e só dar para gravar 2.5 minutos a 24 fps e, claro, não esquecer que depois de ser gravado ainda será preciso pagar e aguardar pela revelação, para que depois possa ser visto num projector.

2 comentários: