2023/11/03

Controla o tempo gasto no smartphone com o Digital Wellbeing e Screen Time

Se sentem que deixaram de ter tempo para fazer as coisas que costumavam fazer, poderá ser interessante dar uso às ferramentas de controlo de tempo e apps nos Android e iPhones.

São cada vez mais as pessoas que se queixam de que "não têm tempo" para tudo aquilo que gostavam - ou necessitam - fazer, e que não percebem muito bem como é que dantes pareciam ter tempo para tudo, e agora não têm tempo para nada. O que por vezes se torna difícil de identificar, é a que o responsável por esse tempo desaparecido é o smartphone que têm na mão.

Felizmente, tanto o Android como o iOS disponibilizam excelentes ferramentas que permitem identificar e ajudar a controlar esse tempo, com o Digital Wellbeing nos Android e o Screen Time nos iPhones e iPads. Estas ferramentas, que à partida podem parecer assustadoras ou complexas, são cada vez mais uma necessidade, nem que seja apenas para nos dar uma ideia do tempo que se passa no smartphone.
Sem sequer entrar na parte "complicada", ambos os sistemas apresentam relatórios extremamente úteis que desde logo nos mostram quanto tempo temos passado no smartphone e quais as apps em que passamos mais tempo.

Isso, por si só, é muitas vezes suficiente para se ter consciência de potenciais abusos, e explicar porque motivo se deixou de ter "aquelas horas" que anteriormente nos permitiam fazer tudo o que se queria, e que agora desapareceram. Mas, é possível fazer mais. Podemos criar limites de tempo para cada app, para nos ajudar a lutar contra esse vício; assim como de criar perfis diferentes para esconder as notificações supérfluas de jogos que insistentemente tentam chamar os utilizadores para os fazer perder mais tempo, restringindo-as durante o período de trabalho ou durante a noite.

Como se pode imaginar, se isto é algo útil para os adultos, torna-se ainda mais valioso para as crianças, permitindo definir limites de utilização para que, desde cedo, também fiquem consciencializados para o tempo (potencialmente excessivo) que passam com o smartphone.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)