2023/11/11

Google ofereceu 10% de comissão reduzida à Netflix na Play Store

A Google tentou aliciar a Netflix com uma comissão reduzida de 10% na Play Store, mas a Netflix não aceitou.

O caso Epic vs Google continua a revelar dados que a Google preferiria manter secretos relativamente às comissões cobradas pelos pagamentos e subscrições na Play Store, e onde se tem descoberto que nem todos os serviços são tratados de igual forma. Depois de se descobrir que a Google tinha oferecido condições especiais ao Spotify, vem-se agora descobrir que também a Netflix teve direito a uma oferta especial.

Em tempos era possível subscrever a Netflix a partir da app Android, com a Netflix a pagar 15% de comissão à Google. Posteriormente tentou utilizar um serviço de pagamento externo, que reduzia a comissão para apenas 3%, mas que a Google se apressou a bloquear. Nesse momento, a Google tentou uma proposta especial, oferecendo uma comissão reduzida de 10% se a Netflix aceitasse manter os pagamentos através da Google. Uma proposta que a Netflix não aceitou, considerando que continuaria a perder dinheiro, optando pela táctica que mantém actualmente, de direccionar o utilizador para fazer a subscrição através do browser e sem pagar comissão à Google (e, de forma idêntica, também fazendo o mesmo na App Store da Apple - apesar de durante um tempo ter usufruído de uma comissão reduzida de 15% em vez de 30% na loja da Apple).

A Google diz que não é segredo que oferece condições diferentes a diferentes developers, dependendo do tipo de produtos e serviços e a sua dimensão, e que podem chegar aos 10% como foi oferecido à Netflix.

Veremos como é que tudo isto fica com a chegada das exigências europeias que irão obrigar estes serviços a facilitar a utilização de métodos de pagamento externos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)