A Synex Medical anunciou ter feito um avanço revolucionário, com um dispositivo compacto que consegue medir os níveis de glucose no sangue de forma não invasiva, usando campos magnéticos e ondas de rádio.
Nos útimos anos tem-se assistido a grandes esforços no sentido de criar sistemas de medição da glucose no sangue de forma não invasiva, algo que ainda não se materializou em nenhum produto comercial fiável. Mas a Synex Medical diz ter dado um passo de gigante neste objectivo, conseguindo fazer medições com precisão sem necessidade de qualquer tipo de agulha (nem micro-agulhas) como os dispositivos actuais.
O seu dispositivo tem funcionamento idêntico ao das máquinas MRI (ressonância magnética), mas com a diferença de ser extremamente mais compacta e usar campos magnéticos de baixa intensidade. Tradicionalmente seriam necessários campos magnéticos extremamente fortes (como os usados nas máquinas MRI), mas a Synex diz ter conseguido obter medições com precisão usando campos fracos. E com isso, em vez de uma máquina que ocupar grande parte de uma sala, passamos a ter uma caixa pouco maior que uma torradeira. Os utilizadores têm apenas que colocar o dedo no portal de leitura, e sem qualquer tipo de picadela, obterão o nível de glucose - e com o mesmo sistema a poder ser usado para fazer leituras de outros elementos, como lactose, cetose, e outros.
Ainda haverá muito a fazer até se chegar a um ponto em que isto possa ser miniaturizado e aplicado directamente num smartwatch ou até num anel inteligente. Mas, sem dúvida que será um passo importante para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que têm que conviver diariamente com as agulhas para controlarem os seus níveis.
Como curiosidade adicional, a Synex Medical conta com Sam Altman (o CEO da OpenAI recentemente envolvido no episódio do "sai e volta a entrar") como investidor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)