O nível de "cusquice" tecnológica está ao máximo com o anúncio da OpenAI da saída de Sam Altman, citando que a direcção tinha perdido a confiança no CEO e que este não mantinha um nível de comunicação sincero.
Sem detalhes adicionais, as suspeitas e rumores entravam em modo overdrive, levando tudo e todos a avançarem com as suas próprias teorias. Mas, o consenso parece ser de que a direcção da OpenAI, que contém membros bastante diversificados e mais orientados para uma direcção de desenvolvimento académico, não apreciou que Sam Altman se estivesse a focar cada vez mais na parte de angariação de "biliões de dólares", tanto para OpenAI como para projectos externos.
Sources tell me that the profit direction of the company under Altman and the speed of development, which could be seen as too risky, and the nonprofit side dedicated to more safety and caution were at odds. One person on the Sam side called it a “coup,” while another said it was…
— Kara Swisher (@karaswisher) November 18, 2023
One source did note that the fault lines were Altman/Brockman duo versus chief scientist Ilya Sutskever and board member Helen Toner, who were aligned.
— Kara Swisher (@karaswisher) November 18, 2023
Sem dúvida que este é um episódio que irá fazer correr muita tinta (pixeis). Por agora, não se espera que existam grandes alterações nas operações da OpenAI nem o desenvolvimento dos seus próximos modelos AI, com o seu CTO Mira Murati a assumir temporariamente as funções de CEO até que seja nomeado o próximo CEO oficial.
Actualização: A Microsoft abriu as portas a Sam Altman, que no entanto ainda poderá regressar à OpenAI.
Actualização: E agora parece estar mesmo de regresso à liderança da OpenAI.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)