2023/11/20

Microsoft acolhe Sam Altman - que ainda poderá regressar à OpenAI

O reboliço da saída de Sam Altman da OpenAI continua a dar que falar, agora com a porta aberta da Microsoft, mas havendo ainda possibilidade de regressar ao controlo da OpenAI.

A saída de Sam Altman da OpenAI, forçada pela direcção, apanhou todos de surpresa. Desde então, também se assistiu à saída de Greg Brockman, outro dos co-fundadores, e a um forte movimento de apoio por parte de muitos funcionários da empresa, com cerca de 700 funcionários a ameaçarem sair para se juntarem ao ex-CEO. Perante tudo isto, a OpenAI iniciou negociações para o tentar fazer regressar - sem sucesso - mas a história está longe de estar terminada.

A Microsoft, que é um das maiores investidores na OpenAI (mais de $10B prometidos ao longo dos próximos anos), não gostou de também só ter ficado a saber disto "em cima da hora", e desde logo se prontificou para apoiar Sam Altman no seu projecto seguinte... que poderá vir a ser feito dentro da própria Microsoft. Ainda assim, e perante o grande movimento de apoio que pode levar à desintegração completa da OpenAI com a saída de funcionários para se juntarem a Altman, ainda existe a possibilidade de Altman regressar à OpenAI.

O seu regresso à OpenAI seria a saída mais airosa de todo este incidente, e que evitaria todas as enormes complicações de parcerias falhadas devido à eventualidade da OpenAI não conseguir cumprir com as suas obrigações contratuais devido à saída de pessoa crítico. Claro que, para Sam Altman regressar, certamente exigirá todo um conjunto de condições que lhe dêem maior "imunidade" perante a direcção. Mas, é algo que poderá ser inevitável, sob risco da OpenAI passar de grande pioneira da AI à primeira grande derrotada na área.


Actualização: E, regressou mesmo à OpenAI.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)