A Western Digital iniciou o fornecimento em volume de discos de 24 TB com gravação convencional CMR, e está a aumentar a produção dos discos SMR de 28 TB.
Ao contrário dos discos SMR que usam o sistema de pistas parcialmente sobrepostas, que os torna mais lentos / menos adequados para operações com alteração frequente de dados, os novos Ultrastar DC HC580 24 TB e WD Gold 24 TB são discos CMR que usam o formato convencional dos discos rígidos, fazendo com que possam ser utilizados em qualquer aplicação sem necessidade de preocupações. Estes discos também incluem o sistema de memória flash OptiNAND, que promete acelerar o desempenho servindo como cache para dados acedidos com frequência.
Curiosamente, apesar de serem discos orientados para o segmento profissional, a WD optou por começar pelo lançamento das versões SATA; com as versões SAS, que seriam mais adequadas para esse segmento, a só chegarem no primeiro trimestre de 2024.
Com o Western Digital Ultrastar DC HC550 de 18TB a custar mais de 360 euros, facilmente se pode antever que estas versões de 24 TB irão para valores superiores. E, não nos podemos esquecer que, por trás de um disco de grande capacidade, está a necessidade de ter capacidade idêntica em duplicado para se terem backups adequados. Se a avaria de um disco de 1 TB ou 2 TB já é suficiente para causar grandes dores de cabeça com dados perdidos, nem é bom imaginar o que será ter que lidar com a perda de 24 TB de dados.
2023/11/20
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)