2024/02/28

Apple desiste do seu automóvel

Apesar de todo o investimento, a Apple optou por cancelar o projecto de criação do seu automóvel (Project Titan).

Mesmo tendo investido quase uma década e milhares de funcionários no projecto, a Apple tomou a decisão de cancelar o desenvolvimento do seu automóvel.

Inicialmente apontado como sendo um projecto revolucionário de um carro autónomo que nem teria volante ou controlos manuais, o projecto foi abdicando de muitas das funcionalidades futuristas esperadas e baixando a fasquia para o nível das limitações do mundo real (veja-se a Tesla, que se tem dedicado de corpo e alma à condução autónoma, há anos, e ainda sem perspectivas de conseguir cumprir a promessa em prazo útil). Daí que, pesando todos os prós e contras, a Apple tenha decidido que seria melhor ficar por aqui.

Em vez do seu próprio carro, a Apple ganhará muito mais com a aposta no CarPlay, que na sua última versão já pode assumir o controlo do painel de instrumentos e não só do infotainment. É uma aposta sem riscos, sem necessidade de investimentos bilionários, e que - agora que abandona a ideia de criar o seu próprio carro - também poderá ajudar a convencer alguns fabricantes que, até ao momento, estivessem reticentes em adoptar o CarPlay por recearem a concorrência directa.

As reacções no Twitter X não demoraram a surgir:

Só o tempo irá dizer se este abandono terá sido a melhor decisão para a Apple, ou se terá sido um erro monumental. Para isso, teremos que ver que tal a Xiaomi se safa com o seu SU7, e se poderá tornar-se numa das grandes (novas) marcas automóveis, ou terá sido um enorme desperdício de tempo e dinheiro.

1 comentário:

  1. Eles queriam usar 10 fichas lightning para carregar a 10A mas a EU disse-lhes que tinha de ser USB-C e desistiram...

    ResponderEliminar