Não se podia entrar num novo ano sem que a Google matasse mais alguns dos seus serviços, e é precisamente isso que aconteceu com a visualização das páginas em cache nas pesquisas Google.
Os resultados das pesquisas apresentavam a possibilidade de visualizar a página de destino em cache, sendo uma funcionalidade extremamente útil para situações em que a página já não se encontrava disponível ou acessível por qualquer motivo. Noutros casos, era também uma opção que podia ser usada para ter acesso aos conteúdos com redução dos elementos indesejados (como publicidade).
A Google já confirmou que não se trata de um simples bug temporário e é mesmo uma remoção definitiva, dizendo também que no futuro poderá adicionar um link que direccione os utilizadores para as páginas em arquivo mantidas pelo Internet Archive, que vão tentando manter um retrato histórico da web a cada momento. Era algo que poderiam ter feito desde logo para reduzir o impacto da remoção da visualização das páginas em cache, mas que assim fica como uma vaga promessa que poderá (ou não) chegar sabe-se lá quando.Hey, catching up. Yes, it's been removed. I know, it's sad. I'm sad too. It's one of our oldest features. But it was meant for helping people access pages when way back, you often couldn't depend on a page loading. These days, things have greatly improved. So, it was decided to…
— Google SearchLiaison (@searchliaison) February 1, 2024
Já não conseguia aceder mutias vezes e só depois de muitos cliques.
ResponderEliminarÉ decisão de negócio, poupam um pouco e alienam parte das features que podiam ser distintivas. Sad.
Também já me tinha dado conta.
ResponderEliminarMesmo muito negativo.
🤬🤬