2024/02/01

Google recupera Pixels encravados por actualização - mas não de forma fácil

A Google já disponibilizou instruções para os utilizadores recuperarem os seus Pixels encravados por uma actualização. Mas o processo está longe de ser simples ou acessível.

Recentemente, uma actualização fez com que os Pixels de alguns utilizadores ficassem encravados e sem acesso ao sistema de ficheiros. A Google ainda não revelou em detalhe qual foi o problema, dizendo apenas que era mais susceptível de acontecer em equipamentos que tivessem múltiplas contas, fazendo suspeitar que se trate de alguma coisa relacionada com as permissões de acesso aos dados.

Depois de uma semana de desespero, em que estas pessoas ficaram com um Pixel não operacional a não ser que fizessem um reset total (potencialmente arriscando-se a perder dados que não tivessem em backups), chega finalmente a solução da Google para os recuperar.

O problema é que esta solução é bastante complicada, especialmente para utilizadores menos técnicos, sendo-se obrigado a instalar as Android Platform Tools e fazer uma série de operações através da linha de comandos. O tipo de coisa que quem compra um smartphone da própria Google certamente não esperaria ter que fazer (nem tão pouco enfrentar bugs deste tipo que chegassem aos utilizadores finais).

Há também quem critique a Google por apresentar a "solução" tardiamente. Sendo pouco provável que a maioria das pessoas aceitasse ficar com o seu smartphone principal inoperacional durante uma semana; e por isso mesmo provavelmente tendo optado pelo reset de fábrica.

De notar que o problema em si ainda não foi resolvido, pelo que quem ainda estiver na actualização de Novembro 2023 dos Play Services, poderá preferir não instalar a actualização disponível até que a Google confirme que o bug já foi corrigido, especialmente no caso de utilizadores com múltiplas contas de utilizador no seu Pixel.

1 comentário: