2024/01/24

Pixels da Google encravados após actualização de Janeiro

A actualização de sistema de Janeiro 2024 para os Google Pixel está a deixá-los inutilizáveis.

Quem compra um smartphone Pixel é porque valoriza as actualização do sistema Android vindos directamente da Google, mas desta vez isso não está a correr como seria esperado.

Utilizadores com os Google Pixel 5, 6, 6a, 7, 7a, 8, e 8 Pro estão a queixar-se de que a actualização de sistema de Janeiro está a deixar os seus smartphones encravados, não sendo possível abrir apps, usar a câmara, aceder a conteúdos gravados na memória, ou até fazer capturas de ecrã. O facto do problema afectar todas as gerações de dispositivos faz suspeitar que seja algo "global" nos serviços Google Play, mas seja qual for o motivo, não é o tipo de experiência que os utilizadores esperariam ter de um smartphone mantido pela própria Google.
As actualizações de sistema são separadas das actualizações de segurança mensais, com ambas a poderem ser vistas em Settings > Security & privacy > System & updates.

Até agora não parece haver solução possível, com os utilizadores mais desesperados a recorrerem a um reset total (Factory Reset) para voltarem a ter um smartphone funcional - mas com o inconveniente de perderem todos os seus dados que não tivessem backup.

Vindo de uma empresa que tradicionalmente é conhecida pelo seu processo de distribuição faseada, que muitas vezes pode demorar longas semanas (ou até meses) a chegar a todos os utilizadores, vai ser interessante saber o que correu mal desta vez.


Actualização: A Google está a disponibilizar forma de recuperar os Pixel encravados, mas não é um processo fácil.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)