Criar uma câmara fotográfica digital ultra-compacta torna-se extremamente simples com um ESP32.
Já falamos de vários projectos de câmaras usando o ESP32 e o módulo de câmara. Neste caso a coisas torna-se ainda mais simples, já que o XIAO ESP32S3 Sense utilizado já inclui o módulo de câmara e outros benefícios, como o controlador de bateria integrado, facilitando imensamente o projecto.
Na verdade, o projecto desta câmara ultra-compacta resume-se a adicionar-lhe uma bateria, um botão e um LED - e colocar tudo numa caixa apropriada, que preferencialmente poderá ser impressa em 3D.
Tendo em conta que o XIAO ESP32S3 Sense custa cerca de $14, é um projecto extremamente económico e simples de realizar, até por quem não tiver grande experiência.
Essa simplicidade também se faz notar no modo de operação, já que o botão de disparo é também o botão que faz a alimentação do sistema. Por isso, ao se carregar no botão está a ligar-se o ESP32, que tira uma foto, e sendo desligado fisicamente da bateria assim que se larga o botão. Isso permite simplificar o projecto (não há necessidade de um sistema de controlo da alimentação), mas também traz algumas desvantagens que é preciso ter em conta.
A primeira desvantagem, é que quando se quiser recarregar a bateria, será preciso manter o botão pressionado (o autor sugere usar fita adesiva, num verdadeiro estilo MacGyver); a segunda, é que quando estão a tirar uma foto será necessário assegurar que o botão se mantém pressionado durante cerca de dois segundos, para que a captura seja feita e a foto gravada no cartão microSD - se levantarem o dedo demasiado cedo, imagino que possam arriscar-se ficar sem a foto ou, no pior dos caso, com um cartão de memória corrompido.
Soluções para minimizar estas desvantagens, existem algumas, mas ficam como exercício para inspirar a imaginação dos que se aventurarem na realização deste projecto.
2024/02/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)