O Canadá está a usar o Flipper Zero como alvo de combate ao aumento do roubo de carros, proibindo a sua importação e comercialização.
O pequeno Flipper Zero, dispositivo que permite manipular comunicações Bluetooth, NFC, RFID, etc., e que ficou conhecido por inundar smartphones com notificações falsas, continua a dar que falar. Depois de ter sido banido da Amazon e de ser desaconselhado tentar levá-lo numa viagem de avião, é o Canadá que anuncia a proibição da sua importação e comercialização.
A justificação para a medida é que o Flipper Zero tem contribuído para o aumento substancial do número de roubos de automóveis, o que até parece uma justificação plausível se não fosse algo completamente falso.
Apesar do governo canadiano estar a usar o Flipper Zero como motivo, a empresa Flipper Devices, que fabrica o Flipper Zero, já veio esclarecer que o Flipper Zero não pode ser usado para roubar automóveis que tenham sido produzidos nos últimos 24 anos. Isto porque, a partir dos anos 90, os fabricantes automóveis começaram a usar os chamados "rolling codes" nos comandos e chaves para abrir os carros, coisa que o Flipper Zero não consegue fazer.
De qualquer modo, e como será facilmente previsível, esta proibição oficial do Canadá pouco ou nenhum impacto terá a nível do uso do Flipper Zero para actividades indevidas, já que quem pretender utilizá-lo para esses fins continuará a arranjar formas de os obter. Quem fica realmente penalizado são os investigadores que poderiam utilizá-lo para descobrir vulnerabilidades e melhorar a segurança de produtos e serviços, e que passam a estar impedidos de os usar.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)