2024/03/28

Xbox poderá ter lojas concorrentes

A MS antecipa que no futuro possa vir a permitir a existência de lojas de jogos concorrentes na Xbox, como o Steam.

Numa altura em que muito se discute a abertura forçada das app stores no iOS, também a MS ousa falar do mesmo num sector em que isso tradicionalmente é tabu: nas consolas de jogos.

Não é incomum vermos companhias que se queixam de certas plataformas serem fechadas, depois defenderem-nas quando se trata das suas próprias plataformas. No caso das consolas, empresas como a Microsoft e Sony usam a justificação de que se trata de um sector diferente, em que as consolas são vendidas a preço de custo (ou abaixo do preço de custo) com a expectativa de darem lucro à custa da venda de jogos e serviços - e, como tal, sendo imperativo que fiquem limitadas à loja do próprio fabricante. Mas a MS diz que esses tempos podem estar a terminar, e que as consolas se aproximem de um cenário como o que existe nos PCs.

Ninguém num PC aceitaria estar limitado a só poder comprar jogos através de uma única loja, estando implícita a liberdade de poder comprar os jogos directamente, ou através o Steam, GOG, ou qualquer outra loja de jogos que decida usar.

Por agora nada muda, mas é bom ver uma empresa como a MS começar a preparar-se para essa eventualidade. Sendo também inevitável pensar-se que o seu verdadeiro objectivo com tal medida seja pressionar a Sony a que faça o mesmo nas PlayStation, e com isso abrir as portas para que a Xbox faça chegar a sua loja à plataforma concorrente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)