A MS interfere cada vez mais com a forma como os utilizadores desejam ter o seu Windows.
Com a actualização para o Windows 11 Version 24H2 chega também o bloqueio de uma série de apps que alteram o interface do sistema, como o StartAllBack e ExplorerPatcher, com o primeiro a permitir manter um Start Menu mais tradicional para os utilizadores de longa data do Windows.
A justificação oficial da MS é a de que está a bloquear programas que têm uma taxa elevada de crashes, mas os criadores do programa defendem-se dizendo que a maioria dos crashes são causados pelas alterações que a própria Microsoft faz a cada actualização do sistema, e que são rapidamente resolvidas através de uma actualização de ajuste a essas alterações.
No entanto, e pelo menos por agora, parece que os utilizadores poderão tirar partido do idiótico sistema de bloqueio da app, que apenas verifica o nome do ficheiro executável - permitindo que os utilizadores se limitem a alterar o nome do ficheiro para o poderem usar.
Veremos se quando a MS lançar globalmente a actualização 24H2, terá optado por bloquear estes programas de forma mais eficiente, ou reconhecer que os utilizadores devem ter a liberdade de escolherem como querem o seu sistema e facilitar a sua modificação. Aliás, tendo em conta todo o historial do Windows, até se pode criticar como é que a MS não disponibiliza oficialmente uma forma de manter um Start Menu ao estilo dos Windows anteriores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A Microsoft cada vez mais aprende com a Apple...
ResponderEliminarCuriosamente, aqui há dias dei com algo semelhante: a Microsoft a bloquear a plataforma Portableapps.com quando se tenta instalar aplicações destas fora da Microsoft Store (sem querer na Microsoft Store existam alternativas para estas aplicações portáteis.)
*querer= que
Eliminar