Existe grande dose de propaganda contra os automóveis eléctricos, que tenta focar-se nos seus pontos menos positivos e fazer passar a imagem de que os carros a combustão "não são assim tão maus". O detalhe que quase sempre é ignorado é o de que os combustíveis não aparecem por magia nos postos de combustível, e que basta olhar para toda a cadeia de extração, transporte, refinamento, e distribuição, para que desde logo não haja comparação possível.
O seguinte vídeo mostra isso de forma visualmente mais esclarecedora, a par das questões da rede eléctrica (só a energia usada na extracção de petróleo seria suficiente para carregar dezenas de milhões de automóveis eléctricos, todos os meses), da mineração do lítio, e das reciclagem das baterias.
PLEASE… Send this to anyone that believe EVs pollute just as much as ICE.
— Muzeïshen (@Muzeishen) May 11, 2024
⛽️🚫 ⚡️ ✅
EV = Electric Vehicle
ICE = Internal Combustion Engine
Logic = Simple
pic.twitter.com/HvVMNyY1u9
Temos ainda a questão da eficiência, em que nos carros a combustão se deita fora 70-80% da energia gerada, e que nos eléctricos mais de 90% da energia é efectivamente aproveitada. A par da completamente transformadora experiência de que, para muitas pessoas, o carro eléctrico significa dizer adeus às visitas aos postos de abastecimento, carregando o carro em casa e só tendo que recorrer a postos de carregamento públicos em situações de viagem ou casos pontuais.
... Algo que se poderia pensar que é de conhecimento geral mas que afinal parece escapar a algumas pessoas.Talked to a guy last night who was curious about our Tesla.
— The Cybertruck Guy (@cybrtrkguy) May 11, 2024
He asked how often I take it out to charge. I said, never, I charge at home.
He had no idea you could charge an EV at home.
😅😅
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)