Se para qualquer pessoa seria um pesadelo descobrir que a sua conta Google tinha desaparecido e levado todos os seus dados, imagine-se só como ficariam se se tratasse de uma empresa que gere "biliões" de euros? E, por incrível que possa parecer, foi mesmo isso que aconteceu à UniSuper no início deste mês.
Entretanto, a Google já veio fazer uma exposição pública do incidente, dizendo que se tratou de uma falha humana, em que o não preenchimento de um parâmetro fez com que a conta cloud daquele cliente ficasse com uma data de validade que, quando foi ultrapassada, levou à eliminação da mesma sem qualquer pré-aviso.
Mais do que um pedido de desculpa, esta explicação da Google não esconde que tem como principal objectivo tentar assegurar aos seus demais clientes de que este erro não voltará a acontecer, e que os seus dados permanecem seguros.
Dito isto, não é preciso ser uma empresa bilionária para se estar sujeito a ficar sem conta Google de um dia para o outro, e sem qualquer hipótese de recuperação de dados.
Como tal, ao estilo do que diria um antigo CEO da Microsoft: backups, backups, backups!Someone I know had his Google account hacked, and Google's fraud team preemptively closed the account
— Daniel Feldman (@d_feldman) May 23, 2024
He lost years of work that was in GMail and Google Drive with no recourse
I feel like more people should know that's a possibility, and periodically download their cloud data
Valente aviso!
ResponderEliminar😬😬