2024/05/26

Cápsula Starliner vai levar astronautas apesar dos problemas detectados

Depois de muitos atrasos, a NASA e a Boeing dizem estar confiantes para avançar com o primeiro voo tripulado com astronautas a bordo, apesar dos problemas que levaram ao adiamento anterior.

Responsáveis da NASA e da Boeing anunciaram planos para lançar o primeiro voo de teste tripulado da nave espacial Starliner já no dia 1 de Junho. Esta decisão segue-se a semanas de análise para resolver uma fuga de hélio e uma vulnerabilidade no sistema de propulsão. As análises identificaram a causa provável da fuga, concluindo que os problemas não representam um risco inaceitável para a missão.

A investigação à fuga de hélio revelou também uma falha adicional no sistema de propulsão, que poderiam impedir a redundância recomendada para a manobra de reentrada. Os engenheiros conceberam um novo método de reentrada que requer menos propulsores, e os astronautas Wilmore e Williams testaram-no com sucesso num simulador.

O programa Starliner tem enfrentado numerosos atrasos, tendo já tido problemas com seu software, paraquedas e sistema de propulsão. Problemas durante o primeiro voo de teste não tripulado em 2019 e um teste subsequente em 2022 atrasaram os planos. Mais recentemente, uma válvula defeituosa e a fuga de hélio levaram a uma adiamento quando já estava em processo final de preparação para lançamento com astronautas a bordo.

Com estas conclusões, a NASA e a Boeing estão a preparar-se para um lançamento a 1 de Junho, para uma missão de oito dias para a Estação Espacial Internacional. A conclusão bem-sucedida deste voo de teste abrirá caminho para voos regulares de tripulação com a cápsula Starliner alternando com a Crew Dragon da SpaceX.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)