Embora tecnicamente a Apple tenha permitido a existência de app stores no iOS e iPad, por exigência do DMA europeu, as coisas estão longe de funcionar como se esperava. A Apple continua a ter total controlo sobre estas lojas e sobre as apps que estas distribuem, recentemente tendo bloqueado que apps de emulação de MS-DOS chegassem ao iOS mesmo que usassem app stores alternativas, mas as coisas não se ficam por aqui.
A Apple já alertou que quem instalar apps de app stores alternativas se arrisca a ficar sem elas se passar alguns meses fora da Europa, mas até coisas básicas continuam a ser limitadas da pior forma pela Apple. Quem tentar partilhar o link de uma app numa app store alternativa, descobrirá que esse link apenas redirecciona para a App Store oficial, dando um erro de que a app não existe (se não estiver disponível lá), sem forma de partilhar o link para a respectiva app store. E, como se isso não bastasse, quem trocar de iPhone e fizer o habitual processo de restauro de um backup, também descobrirá que as apps de app stores alternativas não serão incluídas.
Yes, the AltStore app broke after restoring the iPhone from a back-up. Its "restore" endpoint keeps returning 401 when invoked by MarketplaceKit pic.twitter.com/VjnzgVRYRS
— Mysk 🇨🇦🇩🇪 (@mysk_co) June 28, 2024
Imagine-se o escândalo que seria se o programa de backup do Windows, ou Mac, não incluísse o backup de tudo o que se tem instalado no computador, mas apenas as apps do sistema ou que fossem instaladas pela loja oficial. No entanto, a Apple acha que isso é aceitável nos iPhones e iPads, obviamente sendo apenas mais uma das muitas tácticas que tem usado para desincentivar o uso das app stores alternativas e apps que, relembre-se continuam a estar sujeitas ao pagamento de uma taxa Apple.
Depois ainda criticam a UE por estar a preparar-se para por em acção as pesadas multas previstas pelo DMA.
Ranço puro.
ResponderEliminar