2024/07/29

Drivers open-source da Nvidia sem perda de desempenho

Os utilizadores Linux fãs do open-source já não serão penalizados por usarem GPUs Nvidia sem os drivers proprietários.

Utilizar placas gráficas Nvidia em Linux, tradicionalmente, implicava optar entre drivers open-source com desempenho mais reduzido, ou aceitar os drivers proprietários (não open-source) da Nvidia para o máximo desempenho. Mas finalmente isso deixou de acontecer.

Os drivers open-source da NVIDIA para o kernel Linux evoluíram significativamente, agora oferece um desempenho idêntico ao dos seus drivers proprietários. A mais recente série de drivers 555.58 trouxe grandes optimizações, especialmente para os GPUs RTX.

Testes recentes compararam o driver 555.58 do kernel Linux com os drivers proprietários NVIDIA, revelando diferenças mínimas de desempenho. Os GPUs profissionais RTX da NVIDIA, como os RTX A2000 e RTX A4000 baseadas em Ampere, apresentaram resultados quase idênticos em tarefas de computação, profissionais e de criação. Na maioria dos benchmarks, incluindo o Chaos Group V-Ray e OctaneBench 2020.1, a diferença de desempenho foi inferior a 1%.
Em tarefas gráficas profissionais, os resultados foram igualmente próximos, com pontuações dentro da margem de erro. A média de todos os resultados dos testes mostrou uma diferença de desempenho de cerca de 1% para os GPUs RTX A2000 e RTX A4000. O consumo de energia e a temperatura também se mantiveram idênticos em ambos os tipos de drivers.

Nos jogos, as placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 40 series também apresentaram um desempenho semelhante tanto com os drivers open-source como com os proprietários. Espera-se que a próxima série de drivers NVIDIA 560 para Linux, actualmente em beta, traga mais melhorias. Esta evolução confirma o compromisso da NVIDIA em promover os seus drivers open-source para o kernel Linux, alinhando-se com as actualizações recentes da AMD para o suporte dos suas próximos GPUs RDNA 4 em Linux.

1 comentário: