2024/07/29

Jaguar I-Pace carrega mais rapidamente com piscas ligados?

O Jaguar I-Pace parece carregar mais rapidamente se se ligar os "quatro piscas", fazendo questionar o que se estará a passar internamente.

Existe um "mito urbano" de que o Jaguar I-Pace carrega mais rapidamente se os utilizadores ligarem os quatro piscas antes de iniciar o carregamento e os deixarem ligados durante toda a sessão. E agora, isso parece ter sido validado por um YouTuber.

Embora se trate apenas de um único teste e, como tal, deva ser necessário ter a habitual boa dose de cepticismo, num I-Pace de 2019 com os piscas ligados, conseguiu manter um carregamento de 100 kW quando a bateria já ia em 30% de carga, quando tradicionalmente caia para cerca de 90 kW assim que chegava aos 11-12%. O resultado final foi um carregamento de 10 a 80% em 42 minutos, em vez dos 50 minutos ou mais que habitualmente demoraria.


Claro que, para realmente validar esta teoria, será necessário fazer bastantes mais carregamentos, em múltiplos carregadores, em diferentes condições atmosféricas, com diferentes veículos I-Pace. Mas, pode dar-se o caso da activação dos piscas de emergência activar um qualquer modo de carregamento mais agressivo, em jeito de "easter egg" secreto.

Embora não seja "mito", também circula a informação de que se pode acelerar o carregamento dos Tesla nos postos Supercharger colocando uma toalha molhada sobre a ficha de carregamento - que não se deve fazer! - mas isso é algo que "funciona" por enganar o sensor de temperatura, indicando ao carregador que pode fornecer mais energia.

A curva de carregamento é um dos pontos críticos nos carros eléctricos, e que pode fazer toda a diferença entre modelos que tenham a mesma capacidade de bateria. É completamente diferente ter um carro com bateria de 60 kWh que possa recarregar de 0-50% em 10 minutos, e outro que demore 30 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)