A Google encerrou o serviço o Universal Analytics, sendo necessário mudar para o novo Google Analytics 4.
Num processo que tem vindo a ser comunicado e preparado há mais de um ano, a data de 1 de Julho de 2024 marca o fim do Google Universal Analytics. A partir de agora, quem desejar continuar a ter dados estatísticos sobre as visitas e actividade nos seus sites, terá que usar o novo Google Analytics 4.
Apesar de haver pessoas que estão a ser surpreendidas pelo fim do serviço, há que referir que isto é algo para o qual a Google enviou uma enormidade de alertas ao longo do último ano, e mais recentemente apresentando até um contador decrescente a indicar o tempo remasnecente para o fim das propriedades afectadas.
Em tempos sendo algo que se considerava "obrigatório" em todos os sites, como forma de ficar com informação sobre a sua utilização, o Google Analytics tem perdido fãs ao longo dos últimos anos. Quer pela mudança de atitude global da empresa (incluindo a remoção do "don't be evil" em 2018), quer pela maior preocupação com a privacidade, quer pela existência de serviços concorrentes que acabam por ser mais simples de utilizar (o actual Google Analytics é extremamente complexo e complicado de utilizar para quem só desejar algumas estatísticas básicas).
Para quem tem sites com o Google Analytics antigo, e ignorou todos os alertas, a partir de agora deixará de ter acesso aos dados das visitas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)