Quase podendo parecer piada de 1 de Abril ou notícia satírica, em Gales quer-se passar legislação para acabar com as mentiras na política.
As mentiras na política são uma tradição tão antiga que até existe um nome específico para isso - demagogia. Mas para os membros do governo em Gales, chegou o momento de se fazer alguma coisa quanto a isso.
A proposta é de fazer com que qualquer mentira, feita de forma deliberada para enganar ou manipular os cidadãos, analisado por processo judicial independente, seja motivo suficiente para desqualificar políticos ou candidatos de cargos políticos.
Numa altura em que se vêem atropelos constantes do que se pode chamar "verdade", bem que se pode ser solidário com medidas assim. O grande problema é que este tipo de medidas pode também descambar num resultado completamente oposto, caso o poder governante e/ou poder judicial decidam que a sua "verdade" não coincide com a "verdade" dos outros. De qualquer forma, se se chegasse a esse ponto, ilegalizar mentiras ou verdades já seria um mero detalhe técnico sem valor. Pelo que, esperando que não se chegue a tal ponto, não seria descabido ver todos os políticos terem que moderar o seu discurso sob pena de terem consequências directas sobre as palavras que vociferam, em vez de poderem debitar tudo o que querem, sem qualquer consequência.
Se efectivamente se concretizar, veremos se a medida se alastra a mais locais. Mas tentem só imaginar: um mundo em que os políticos não mentissem! Alguém consegue acreditar? :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)