2024/08/01

Empresa paga $75M por resgate de ransomware

Demonstrando porque os ataques de ransomware têm todos os motivos para continuar, uma empresa pagou um valor recorde de 75 milhões de dólares ao grupo Dark Angels.

Uma empresa da lista Fortune 50 pagou um resgate de $75 milhões ao grupo de ransomware Dark Angels, estabelecendo um novo recorde de pagamentos de resgate. Esta revelação vem de um relatório da Zscaler ThreatLabz, que destaca a natureza sem precedentes do pagamento. O maior resgate (conhecido) até agora, foi um de $40 milhões, pago pela gigante de seguros CNA após um ataque do grupo Evil Corp.

Embora a Zscaler não tenha divulgado o nome da empresa envolvida, confirmaram que o ataque ocorreu no início de 2024. Especula-se que a empresa possa ser a gigante farmacêutica Cencora, que sofreu um ciberataque em Fevereiro de 2024, embora tal ainda não tenha sido confirmado oficialmente.
O Dark Angels, um grupo de ransomware activo desde Maio de 2022, é conhecido pelos seus ataques direccionados a grandes empresas e corporações. Ao contrário de grupos de ransomware que atacam empresas de indiscriminadamente, o Dark Angels concentra-se em empresas de alto valor, com o objectivo de obter pagamentos significativos. Uma táctica que, como se vê, parece estar a funcionar em pleno.

O grupo também opera um site de publicação de dados roubados chamado 'Dunghill Leaks' para pressionar ainda mais suas vítimas, ameaçando divulgar todos os dados confidenciais roubados no caso da empresa não pagar o valor pedido.

O pagamento de valores desta magnitude apenas serve de incentivo para que os grupos de ransomware continuem a apostar nesta actividade, sendo que o único ponto positivo é que isto obriga todas as empresas a também investirem fortemente na segurança dos seus sistemas (certamente os responsáveis desta empresa estarão a pensar que talvez tivesse sido melhor investir 10 ou 20 milhões de dólares em segurança, do que agora pagarem 75 milhões).

1 comentário:

  1. O Putin há de conseguir financiamento para a guerra, de uma maneira ou de outra.

    ResponderEliminar