2024/08/16

Geekbench AI testa CPUs, GPUs e NPUs

O Geekbench passa a ter uma variante dedicada à medição do processamento AI, o Geekbench AI.

A Primate Labs lançou o Geekbench AI, um novo benchmark concebido para testar o desempenho de CPUs, GPUs e unidades de processamento neural (NPUs). Isto acompanha a tendência crescente das NPUs, antes encontradas principalmente em smartphones e tablets, se tornarem cada vez mais comuns nos chips da Intel, AMD e outros fabricantes. À medida que mais tarefas AI passam para processamento local em vez da cloud, medir o desempenho destes chips torna-se cada vez mais importante para que os utilizadores saibam o que estão a comprar.

O Geekbench AI evoluiu de um projecto beta chamado Geekbench ML. No processamento AI o que importa não é apenas a velocidade mas também a precisão, motivo pelo qual o benchmark apresenta três valores: Full Precision Score, Half Precision Score, Quantized Score.
O benchmark suporta várias frameworks AI, incluindo OpenVINO para Windows e Linux, ONNX para Windows, e o CoreML da Apple no macOS e iOS. Pode executar os testes AI em CPUs, GPUs ou NPUs, dependendo do hardware. O Geekbench AI jã suporta as NPUs da Intel e Qualcomm no Windows, mas ainda está a trabalhar para adicionar suporte às NPUs da AMD.

Actualmente, o iPad Pro com chip M4 lidera a tabela AI a nível de CPU, GPU e NPU.

O Geekbench AI está disponível gratuitamente para desktop Windows, macOS, Linux, iOS e Android, com uma licença Pro oferecendo funcionalidades adicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)