2024/08/18

Hackers controlam mudanças sem fios de bicicletas

Uma vulnerabilidades nos sistemas de mudanças sem fios Di2 da Shimano, permite interferir com as corridas dos ciclistas a custo reduzido.

Investigadores da UC San Diego e da Northeastern University demonstraram como é fácil interferir nas mudanças de um ciclista, potencialmente causando grandes problemas em momentos cruciais em eventos como o Tour de France ou os Jogos Olímpicos. Usando um simples ataque de rádio, hackers podem falsificar os sinais de controlo destes mecanismos, fazendo com que a bicicleta mude de mudanças inesperadamente ou até bloqueie na mudança errada. Uma situação que, no mínimo, pode fazer o ciclista perder valioso tempo, mas que em certas circunstâncias pode ser completamente desastroso e causar a sua queda e acidentes gravosos.

Os investigadores usaram um rádio definido por software (SDR) de $300, uma antena e um portátil para realizar o ataque, mas este conjunto de ferramentas poderia ser facilmente miniaturizado para caber no bolso de um ciclista ou facilmente escondido em pontos cruciais da corrida.
A Shimano preparou uma actualização de firmware para melhorar a segurança dos seus sistemas Di2, sendo recomendável que todos os ciclistas com estes sistemas a apliquem assim que ficar disponível.



Embora este caso se refira a um segmento bastante específico, as comunicações wireless são frequentemente visadas em ataques, como os ataques que visam a abertura e roubo de carros usando repetidores para aumentar o alcance das chaves sem fios. Tendo em conta o quanto alguns condutores detestam os ciclistas, não será descabido que alguns até nem se importassem de investir uma quantia razoável para se divertirem a encravar as bicicletas com que se cruzam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)