O sismo de 5.3 na escala de Richter que se fez sentir em Portugal na madrugada de 26 de Agosto de 2024 também foi registado no uso da internet.
Demonstrando como os tempos mudam, muitas das pessoas que sentiram o tremor de terra às 5h11 da manhã em Portugal Continental, apressaram-se a ir espreitar as notícias e redes sociais, com efeito bastante visível nas estatísticas do Radar da Cloudflare. Precisamente a essa hora (desfasada por causa do ajuste da hora de Verão), regista-se um pico anormal de actividade para esse momento da madrugada.
Este sismo foi um dos de maior magnitude registado no nosso país desde 1969, quando se registou um que atingiu os 7.3 na escala de Richter.
Embora felizmente não tenham sido registado vítimas, este sismo vem relembrar a necessidade de haver planos de emergência adequados - sendo que neste momento apenas umas poucas regiões têm plano de emergência para sismos - assim como o de métodos de alerta e comunicação eficazes (garantidamente, não por via de SMS que podem demorar horas a chegar a todos os cidadãos).
É o tipo de coisa que conviria estar devidamente planeado e testado, antes de vir a ser realmente necessário e se tornar num desastre que desde há muito era previsível e evitável.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O governo tem um plano em marcha para implementar um sistema de broadcast semelhante ao japonês. ETA 2030
ResponderEliminar