Embora os Teslas recebam melhorias regulares por via das actualizações, há promessas que continuam por concretizar passada mais de meia década.
No início de 2016, Elon Musk prometia que dentro de dois anos (2018) os clientes Tesla poderiam dar uso ao "Smart Summon" para que os seus carros fossem ter com eles, onde quer que estivessem, desde que houvesse uma estrada circulável entre o local onde o carro estivesse estacionado e o seu dono - dando como exemplo alguém em Los Angeles poder chamar um carro que estivesse em Nova Iorque. Mas não só o ano de 2018 chegou e passou, como também passaram os anos de 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, e 2024, sem que essa promessa tivesse sido cumprida - e não sendo credível que o venha a ser em 2025.
E não se pode dizer que seja caso único. O eternamente adiado modo FSD, que tem sido prometido há ainda mais tempo, continua por ser entregue na forma anunciada, ao ponto de agora já ser referido como "FSD Supervisionado" que necessitará da atenção permanente do condutor; e que apesar da grande evolução que tem tido nas versões (beta) mais recentes, continuará a necessitar dessa supervisão.
Em Portugal as coisas serão ainda mais complicadas, pois o sistema nem parece ser capaz de lidar com alguns dos nossos semáforos, interpretando um sinal vemelho num semáforo como sendo um sinal amarelo.
A grande questão é que, qual será o prazo que se poderá considerar aceitável para que uma funcionalidade pela qual se pagou, se mantenha adiada e sem ser entregue? Estamos numa altura em que muitos potenciais clientes que pagaram milhares de euros pela função FSD já terão vendido o seu carro, sem que tenham conseguido usufruir do prometido modo FSD por um único minuto.
Por agora todos os olhos ficam postos no evento de Outubro em que Elon Musk se comprometeu a mostrar os robotáxis da Tesla 100% autónomos. Mas se isso vier a acontecer e todos os Tesla na estrada continuarem sem o modo FSD que "está quase a chegar" há quase uma década, imagino que muitos fãs comecem a achar que a fase dos adiamentos toleráveis chegou ao fim.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)