2024/09/09

Voxel Doom em ecrã volumétrico

Aproximando-nos das imagens 3D vistas nos filmes de ficção científica, temos o exemplo de um Doom a correr num display volumétrico.

Este projecto de James Brown - engenheiro da Wētā Workshop que já nos tinha mostrado como transformar ecrãs dos blocos LEGO em ecrãs funcionais - agora eleva as dimensões do 2D para o 3D, e neste caso, é mesmo 3D real, ao estilo dos "hologramas" que vemos nos filmes, mostrando imagens 3D que parecem estar no ar.

O truque é o mesmo que é usado nos projectos que usam uma linha de LEDs a rodar a alta-velocidade para criar a ilusão de uma imagem 3D gerada a partir de uma linha 1D, mas aqui expandida para usar um display matricial 2D a girar para criar o efeito 3D. Um efeito que não só pode ser usado para apresentar modelos 3D, como também pode ser usado para nos mostrar o Voxel Doom em toda a sua verdadeira glória.



Se alguma vez este tipo de dispositivos se tornará "comum" ao ponto de substituir os ecrãs tradicionais? Neste momento isso parece pouco provável, tendo em conta a complexidade mecânica de ter um ecrã a girar a alta-velocidade. Mas, sem dúvida que irá sempre encontrar o seu lugar no sector das curiosidades, publicidade, eventos, e tudo o mais onde seja necessário ter algo que "chame a atenção".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)