Quem já brincou com LEGO conhecerá as peças inclinadas que são usadas para exibir painéis de instrumentos e ecrãs em inúmeras construções. Estes painéis estáticos são suficientes para dar algum realismo às construções, mas há pelo menos uma pessoa para quem isso não era suficiente.
James Brown pegou num pequeno micro-controlador STM32 e um pequeno ecrã OLED de 72x40 pixeis de 0.42", e tornou esses blocos LEGO em computadores reais, capazes de apresentar todo o tipo de informação gráfica - e até de permitirem jogos reais, usando os encaixes LEGO como sensores touch que se podem tocar para interagir com o que é apresentado. Num dos exemplos temos uma nave do Star Wars que podemos fazer virar para a esquerda / direita através desse método.
I finished off another brick from the initial batch of pcbs - the last one I’ll do until the new revision arrives. I got the surface layer just right this time, and the contrast against black is lovely. pic.twitter.com/eLysAnXgqe
— James Brown (@ancient_james) July 8, 2022
Here’s the bare circuit pic.twitter.com/v0TOqzikkP
— James Brown (@ancient_james) June 7, 2022
O efeito é absolutamente fascinante, e só fica limitado pelo facto dos blocos serem alimentados pelas peças com contactos eléctricos que a LEGO deixou de fabricar na década de 90. Mas, Brown já está a trabalhar numa versão que possa ter uma pequena bateria no seu interior, e também já tem uma versão funcional que troca o microcontrolador STM32 por um Raspberry Pi RP2040 mais potente (que até poderá correr o Doom).While that one cures, I added the trench run and got capacitive touch working in the studs. pic.twitter.com/dxzEw2uDI9
— James Brown (@ancient_james) June 11, 2022
Apesar de estar a receber muitos pedidos de pessoas interessadas em comprar estes pequenos blocos funcionais, pesa a questão de saber se a LEGO poderá avançar com algum processo legal que acabe com a brincadeira. Mas, tendo em conta que a patente dos LEGO já expirou e permite que qualquer empresa faça peças compatíveis (obviamente, sem usarem o nome LEGO), é possível que seja uma questão de tempo até vermos estes micro-computadores em blocos LEGO surgirem no mercado para quem quiser elevar o realismo das suas construções.
Actualização: Como prometido, já corre Doom.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)