2022/08/20

Música de Janet Jackson podia crashar discos antigos

Ouvir a música Rhythm Nation de Janet Jackson podia ser fatal para alguns discos rígidos de 5400 rpm usados em portáteis de 2005.

Quem lida com computadores há muitos anos sabe que, ocasionalmente, surgem problemas que parecem "sobrenaturais". Este seria precisamente um desses casos, já que um determinado modelo de disco utilizado em portáteis vendidos em 2005 era susceptível a uma determinada música, podendo fazer crashar o computador.

O problema é que a música em questão, Rhythm Nation de Janet Jackson (de 1989), utilizaria a mesma gama de frequências que esses discos, fazendo-os entrar em ressonância e impedindo o seu correcto funcionamento. E o problema afectava não só o portátil que estivesse a tocar a música, como também outros portáteis nas proximidades que utilizassem o mesmo modelo de disco.

O problema acabou por ser "desenrascado" pelo fabricante dos portáteis, que aplicou um filtro no sistema de som para remover as frequências problemáticas. Isso resolvia o problema das músicas tocadas pelos próprios portáteis, mas não impedia que o computador pudesse crashar se exposto a essa música, ou outras que utilizassem as mesmas frequências problemáticas, por aparelhagens externas.


Que os discos mecânicos não gostam de barulho, isso é algo já bem conhecido, havendo até um popular vídeo que mostra o efeito de berrar com discos rígidos. Mas, que eu saiba, esta é a primeira vez de um caso oficialmente documentado que indica uma música específica que tinha poder devastador sobre alguns discos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)