2024/09/30

YouTube perde músicas de Adele, Nirvana e outros nos EUA

Apesar de habitualmente estarmos habituados a ser penalizados no acesso a conteúdos face aos norte-americanos, desta vez são os utilizadores dos EUA que sentem na pele o efeito dos direitos de autor, perdendo o acesso a milhares de músicas de artistas populares no YouTube.

Algumas das músicas mais populares do YouTube, incluindo êxitos de Adele, Nirvana e Kanye West, desapareceram do YouTube nos EUA. Utilizadores que tentaram ouvir faixas como "Rolling in the Deep" de Adele depararam-se com uma mensagem a indicar que o vídeo estava indisponível devido a restrições de conteúdo da SESAC.

A SESAC (Society of European Stage Authors and Composers - Sociedade de Autores e Compositores de Palco Europeus), é uma organização de direitos de autor responsável pelo licenciamento de mais de 1,5 milhões de canções. Embora seja mais pequena que outras entidades como a BMI e ASCAP, a SESAC representa bastantes artistas de renome. A remoção das músicas ocorre durante as negociações entre o YouTube e a SESAC, com o YouTube a dizer que tem tentado "negociar de boa fé", mas que ainda não foi possível chegar a um acordo.
Por outro lado, há quem refira que esta remoção de músicas não passa de uma táctica do YouTube pressionar a SESAC, já que supostamente o acordo só expiraria na próxima semana, e esta remoção antecipada pode ser vista apenas como uma forma de fomentar as críticas dos utilizadores.

Uma coisa é certa, a guerra entre distribuidores, artistas, e detentores dos direitos de autor, é tema recorrente de discórdia que se arrisca a nunca ter solução "perfeita" para todos - e onde, tradicionalmente, são os próprios artistas e os consumidores a terem o menor poder de voto na matéria.


Actualização: o YouTube diz já ter renovado o acordo e fez regressar as músicas ao YouTube.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)