2024/12/16

Governador confunde estrelas com drones

Nos EUA temos mais um caso de identificação errada de objectos voadores nocturnos, com um governador republicano a dizer que testemunhou dezenas de "drones" a sobrevoar a sua residência - que na verdade eram apenas estrelas da constelação Orion.

Dando seguimento a outos relatos de drones desconhecidos a sobrevoar diversas cidades dos EUA, o governador Larry Hogan achou que deveria seguir o exemplo, e publicou um vídeo que dizia demonstrar que a sua própria residência estaria a ser sobrevoada por "dezenas de drones" durante a noite, e a pedir acção imediata do governo.

Só que os preocupantes "drones" rapidamente foram identificados por pessoas com conhecimento do céu nocturno, e que demonstraram que afinal, os "drones" eram apenas algumas das estrelas mais visíveis, e reconhecíveis, do céu nocturno: as estrelas da constelação Orion.
Como qualquer adepto dos fenómenos OVNI / UFO (agora UAPs - Unidentified Aerial Phenomena) muito bem sabe, a esmagadora maioria de relatos de "objectos voadores" acaba por ter explicações bastante banais, passando por: estrelas (como este caso demonstra), planetas, aviões, etc. Nos últimos casos temos também uma quantidade abismal de drones no ar, que só não dão origem a mais relatos porque as pessoas já passaram a associá-los a todo o tipo de objectos voadores que não reconhecem imediatamente, novamente, como fica exemplificado por este caso.

De forma indirecta, também podemos culpabilizar a imensa poluição luminosa que temos nas nossas cidades, que faz com que grande parte da população nunca tenha tido a oportunidade, nem o prazer, de poder olhar para um céu nocturno livre de interferências, e apreciar a enorme quantidade de estrelas que o polvilham. Se tal acontecesse, talvez se pudessem evitar episódios como este - mesmo com a agravante de que, para a geração de pessoas como este governador, não há desculpa para não reconhecer a constelação Orion, por causa dos muitos filmes da Orion Pictures cujo intro inicial gravou esta constelação na memória colectiva de várias gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)