2025/02/23

Musk queixa-se das Community Notes no X que o contrariam

Apesar de repetir que as Community Notes no X são o sistema que assegura a verdade dos factos, Elon Musk não está contente com as notas que o contrariam.

As Community Notes no X são um sistema em que os próprios utilizadores podem servir como moderadores, apresentando informação adicional, que é votada entre a comunidade de voluntários, para dar contexto a publicações. São frequentemente usadas para desmascarar afirmações falsas, ou também para dar contexto adicional a publicações que podem não ser imediatamente claras para todos. Mas, como sempre, todos os sistemas são bons... até ao momento em que não fazem aquilo que se quer.

Musk acusa as Community Notes de estarem a ser manipuladas por governos e pelos media tradicionais. Desta vez queixando-se das notas que surgiram em resposta a uma publicação sua contra Zelensky, contendo informação falsa (como tem sido frequente nas suas publicações no X), em que o acusa de não fazer eleições na Ucrânia para não ser deposto - quando, segundo a própria constituição e leis ucranianas, não se podem realizar eleições durante um período de lei marcial como o que o país actualmente tem devido à guerra contra a Rússia.
Esta não é a primeira vez que Musk se irrita pelas Community Notes não o favorecerem. Há precisamente um ano Musk também se irritou por ter notas que o contrariavam a nível de não conseguir configurar um novo Windows sem criar uma conta Microsoft.

O que é certo é que o sistema das Community Notes, apesar de se terem tornando num campo de batalha nos bastidores do X, onde os moderadores embarcam frequentemente em trocas de insultos dependendo dos seus pontos de vista, era um sistema bem pensado, que não funciona unicamente com base num sistema de maioria dos votos, mas sim de consenso entre pessoas que habitualmente até possam ter opiniões contrárias. Veremos se, depois desta "correcção" que Musk promete, não irá tornar-se num sistema que apenas aceita as clarificações a favorecer tudo o que Musk disser.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)