A Apple lançou o iOS 18.3.2 e macOS 15.3.2, com actualizações de segurança contra uma campanha de ataques "extremamente sofisticados".
Embora sem dar grandes detalhes, a Apple refere que os utilizadores devem aplicar as actualizações iOS 18.3.2 e macOS Sequoia 15.3.22 quanto antes, para se protegerem contra vulnerabilidades que estavam a ser exploradas em ataques sofisticados visando pessoas específicas. Também há referência de corrigir problemas com o streaming de alguns vídeos, embora não seja referido se as coisas estarão relacionadas (não são incomuns as vulnerabilidades que exploram falhas no sistema de descodificação de imagens e vídeos). E, por coincidência ou não, o que é certo é que eu próprio me tinha deparado com um crash bastante suspeito no iPhone, ao ver daqueles vídeos "virais" que o X vai impingindo regularmente nos conteúdos sugeridos - e que logo nessa altura me fez pensar que esses vídeos seriam uma boa forma de aproveitar uma eventual vulnerabilidades.
Para os utilizadores em países com Apple Intelligence, esta actualização volta a ignorar por completo as decisões dos utilizadores e reactiva o Apple Intelligence mesmo para quem o tivesse desactivado, com a frustrante apresentação de um popup a promover o Apple Intelligence contendo apenas uma única opção de "continuar" com a activação implícita do mesmo, sem qualquer forma de o evitar - obrigando à sua desactivação posterior.
Além de ser um abuso que desrespeita a vontade dos utilizadores, isto pode também causar problemas para aquelas pessoas que têm pouco espaço livre nos seus iPhones, já que o Apple Intelligence pode exigir até 7 GB de espaço. Esperemos que tenha sido um mero descuido por parte da Apple devido à urgência em lançar a actualização, e que não se volte a repetir.
2025/03/12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)