2025/03/29

Como fazer uma harpa laser à Jean-Michel Jarre

Hoje em dia podemos recriar a magia da "harpa laser" popularizada por Jean-Michel Jarre em nossas casas - com o devido cuidado.

Podemos viver numa era maravilhosa de alta-tecnologia, mas há coisas em que o passado conseguia ser mais futurista que a actualidade, como é o caso da icónica harpa laser com que Jean-Michel Jarre hipnotizava os fãs nos concertos ao vivo - e quando falo de passado, relembro que das última vez que falamos disto já foi há quase 20 anos!

Para quem não conhece, trata-se de um sistema que cria um leque de feixes laser disparados para o ar, e que depois detecta a interrupção do feixe para simular tocar a "corda". Algo que é recriado neste projecto doméstico de Harpa Laser.

Logo de início, fica o alerta de que, quando se lida com laser de alta potência é imprescindível usar todas as precauções adequadas. Depois, ficamos também a conhecer algumas das limitações dos Arduino (nomeadamente a sua incapacidade de manter temporizações exactas quando se tenta executar processos adicionais), e que neste caso obrigaram a usar dois Arduinos - um para as tarefas com temporização crítica (de rotação do espelho para a criação dos vários "raios" laser), e outro para as comunicações.


A parte da detecção da interrupção do raio laser também apresentou alguns desafios - uma vez que se trata, como a original, de uma harpa laser sem estrutura (sem sensores na parte superior, que facilmente detectariam a interrupção causada pela mão. Mas, no final, conseguiu-se arranjar forma de tornar a coisa suficientemente funcional para ser divertida de usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)