2025/03/26

Tesla enfrenta queda nas vendas na Europa

O efeito do novo Model Y parece não ser suficiente para inverter a situação da Tesla na Europa.

As vendas da Tesla na Europa sofreram uma forte queda, mesmo com o mercado de veículos elétricos (EV) em crescimento acelerado no continente. De acordo com os últimos dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), os envios da Tesla caíram cerca de 40% em Fevereiro face ao ano anterior, acumulando uma redução de 43% desde o início de 2025. Por outro lado, o mercado europeu de EVs cresceu 28%, representando agora 15% de todas as vendas de automóveis.

A Alemanha, a Bélgica e os Países Baixos foram os principais impulsionadores deste crescimento, com aumentos de 41%, 38% e 25% nas vendas de EVs nos dois primeiros meses do ano. Estes três países foram responsáveis por 64% do total de envios de EVs na Europa. Em contraste, o mercado automóvel como um todo registou uma queda de 3%, devido à desaceleração noutras categorias de veículos.

Embora alguns especulem que a queda da Tesla seja temporária, possivelmente porque os compradores estão à espera do facelift do Model Y, a situação parece mais abrangente. O Model 3, por exemplo, que outrora vendeu a um ritmo impressionante, registou agora uma queda de 29% nas vendas na Europa.

De qualquer forma, isto ainda pode ser reflexo do efeito de "espera" do novo Model Y, podendo ser necessário aguardar mais uns meses para que a situação estabilize e se veja se coisas recuperam (para a Tesla), ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)