2025/04/04

Notícias do dia

MEO, NOS e Vodafone perdem publicidade antes das gravações automáticas; EDP lança painéis solares flexíveis para varandas; Bill Gates revela código-fonte do primeiro produto da Microsoft; bugs do iOS 18.4 afectam CarPlay; e Wikimedia queixa-se do tráfego de bots AI.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.

China contra-ataca tarifas de Trump

Sem grandes surpresas, a China já retaliou contra as novas tarifas impostas por Donald Trump, anunciando a aplicação de novas tarifas de 34% sobre todas as importações dos EUA.

Adicionalmente, adicionou mais de uma dezena de empresas norte-americanas à lista de entidades "bloqueadas", que impede que façam qualquer tipo de negócios com entidades estatais chinesas, e aplicou novas restrições à exportação dos muito desejados "metais raros" (samarium, gadolinium, terbium, dysprosium, lutetium, scandium, yttrium) - que está a ser visto como resposta directa ao desejo de Trump de assegurar o acesso a esses materiais.

O efeito do "dia da libertação" de Trump: o mercado bolsista norte-americano perdeu mais de 3.5 "triliões" de dólares em apenas dois dias.

Também já começa a circular um pequeno clip histórico do icónico filme "O Rei dos Gazeteiros / Ferris Bueller's Day Off", em que o professor recordava o aumento de tarifas feito no período da Grande Depressão (Smoot–Hawley Tariff Act), que uns diziam ser a solução para a mesma mas que apenas a agravaram - pensando-se que esse seria um episódio que evitaria a repetição do mesmo erro no futuro.


Google Messages vai dar mais espaço para escrever mensagens

O Google Messages vai finalmente tirar partido do tamanho do ecrã para facilitar a escrita de mensagens mais longas.

Actualmente, a caixa de escrita de mensagens pode expandir-se para mostrar até quatro linhas de texto, mas isso pode não ser suficiente para as mensagens mais compridas. Felizmente, parece estar a ser preparada uma expansão, que permitirá mostrar até 12 linhas de texto. O mais ridículo é que tenha demorado tanto tempo para que tal seja feito: se temos ecrãs grandes, porque motivo se tem estado a limitar a área de escrita a uma área reduzida?


Fabricantes aproveitam descontentamento com Tesla para oferecer descontos

No mundo empresarial não há dó nem piedade por empresas que estejam a passar dificuldades, e isso faz-se sentir entre os fabricantes de automóveis, que aproveitam o actual clima de descontentamento com a Tesla (melhor dizendo: com Elon Musk) para oferecerem descontos adicionais que tentam cativar os clientes que procuram alternativas.

Polestar, Lucid Motors, Volvo, e Ford, são algumas das marcas que têm reforçado os descontos, nalguns casos com promoções directas a quem der um Tesla à troca. Embora a maioria dos descontos se situe entre os 4 mil a 5 mil dólares, há cenários em que os benefícios podem ascender a 20 mil dólares tirando partido das condições mais abrangentes.

A Tesla teve o seu pior primeiro trimestre em anos, e terá que demonstrar se isso se deveu à transição para o novo Model Y com as vendas no segundo trimestre.


ChatGPT Plus gratuito para estudantes nos EUA e Canadá


A OpenAI faz nova oferta estratégica, oferecendo o ChatGPT Plus de forma gratuita para os alunos nos EUA e Canadá.
Mesmo sendo apenas por um período de 2 meses, não deixa de poder ser visto como uma forma de avaliar o interesse e adesão dos estudantes. Não ficaria surpreendido se esta oferta se viesse a prolongar no futuro, como forma de "fidelizar" os estudantes desde cedo, tornando-os mais predispostos a manterem-se no ChatGPT pelo resto da sua vida: ao estilo da fórmula usada pela Microsoft, que fez com que ainda hoje a maioria das pessoas opte por PCs com Windows por serem aquilo que "aprenderam na escola".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Google Play Store é a loja oficial de apps e conteúdos da Google. Foi inicialmente lançada como Android Market em 2008, passando a adoptar o nome Google Play em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)