2025/11/15

Porsche explica carregamento wireless do novo Cayenne eléctrico

A Porsche revelou mais detalhes sobre o carregamento wireless do novo Cayenne eléctrico, que diz ser tão ou mais eficiente que o uso de cabo.

A Porsche quer acabar com o hábito de ligar cabos para carregar o carro. O novo Cayenne Electric vai estrear um sistema de carregamento sem fios por indução, que permite à viatura recarregar automaticamente sem necessidade de preocupação com fichas e cabos.

O princípio é o mesmo do carregamento sem fios dos smartphones, mas adaptado a um veículo eléctrico de grandes dimensões. Segundo a marca, é o primeiro sistema deste tipo oferecido de fábrica por um construtor automóvel. Em vez de uma wallbox tradicional, o sistema utiliza uma plataforma de carregamento instalada no chão. A placa mede 117 cm por 78 cm, tem 6 cm de altura e é colocada no piso da garagem ou do lugar de estacionamento. Ligada à corrente eléctrica, a plataforma comunica com uma bobina receptora instalada na parte inferior do Cayenne Electric, logo atrás do eixo dianteiro. As duas unidades comunicam entre si, com autenticação para evitar utilizações indevidas.

Quando o carro se aproxima, o sistema Porsche Communication Management (PCM) mostra um modo de estacionamento especial no ecrã central de modo a facilitar o alinhamento do carro com a placa: um ponto verde representa a bobina do carro e um círculo verde representa a bobina da placa. O condutor só precisa de alinhar o ponto dentro do círculo - como num jogo - para que o carregamento comece automaticamente. O sistema também é tolerante a erros de posicionamento, permitindo até 10 cm de desalinhamento, o software ajusta automaticamente o fluxo de energia.
A parte mais interessante chega ao nível da eficiência do sistema. A Porsche promete transferir 11 kW com uma eficiência superior a 90%, que antevê ser superior à do carregamento com uma tomada eléctrica normal, e praticamente idêntica à da utilização de uma wallbox. O segredo está na conversão eléctrica. A corrente da rede doméstica, que opera a 50–60 Hz, é transformada em corrente contínua e depois novamente em corrente alternada a 85.000 Hz. Este processo cria um campo magnético entre as bobinas, capaz de transferir energia através do ar até 18 cm de distância.
Enviar electricidade de alta tensão através do ar exige precauções. Se um objecto metálico (como chaves ou moedas) ficar entre as bobinas, o sistema desliga-se de imediato para evitar sobreaquecimento. Existe ainda detecção de "elementos vivos" - se um animal ou pessoa passar por baixo do carro, sensores de movimento interrompem o carregamento. Placas de blindagem magnética garantem que o campo se mantém focado e dentro dos limites de segurança electromagnética.

A Porsche vê esta tecnologia como o primeiro passo para um carregamento 100% automatizado. A marca está a desenvolver um sistema em que o Cayenne eléctrico estaciona sozinho sobre a placa e inicia o carregamento de forma autónoma, controlado pelo smartphone do condutor. O objectivo é combinar a velocidade de um carregador de parede com a comodidade de apenas estacionar o carro.

Talvez um dia este sistema se possa tornar tão comum e standard com o Qi/Qi2 que temos nos smartphones, tornando opcionais os cabos e fichas de carregamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)