2025/11/15

CEO da Figure acusa robots chineses de serem "falsos"

O fundador e CEO da Figure, Brett Adcock, meteu-se numa alhada desnecessária ao acusar a empresa chinesa UBTECH de falsificar um vídeo onde mostra centenas dos seus robots humanóides.

A Figure tem feitos grandes avanços nos robots humanóides e está a preparar que eventualmente poderá tornar-se num mordomo em nossas casas, mas neste caso parece ter sofrido de uma dose de inveja ou insegurança, depois de ter visto a UBTECH a anunciar ter entregue um lote de centenas de robots humanóides na China - que dizia ser a primeira grande entrega de robots humanóides a nível mundial.
Brett Adcock parece ter achado estranho e dedicou-se a analisar o vídeo (onde por "analisar" deve ter olhado para ele por alguns segundos) e rapidamente deliberou que o vídeo seria falso, com apenas alguns robots verdadeiros e os restantes a serem efeitos visuais gerados por computador.
Ora, a resposta da UBTECH não se fez esperar, rapidamente lançado um vídeo dos "bastidores", onde se pode ver uma gravação contínua, sem cortes nem interrupções, do drone a passear pelo seu armazém a mostrar as centenas de robots prontos para a entrega.
É algo que deixa o CEO da Figure numa má posição, e que seria perfeitamente evitável. Embora as empresas ocidentais de robots estejam na fase de planeamento para preparar a produção em grande escala de robots humanóides, parecem esquecer que a China é perita nessa tarefa, e que produzir algumas poucas centenas de robots é algo que podem fazer sem grande dificuldade - como a UBTECH demonstrou.


Actualização: Mesmo depois do novo vídeo, o CEO da Figure continua a insistir que é tudo CGI, e desta vez a UBTECH parece não querer perder mais tempo a tentar convencê-lo do que é real, limitando-se a reiterar que já iniciou a entrega do primeiro lote de várias centenas de robots aos seus clientes.


1 comentário:

  1. Não deixa de ser sintomático, e um bocadinho racista, que algo que venha da China seja logo acusado de ser falso, ou de má qualidade ou copiado (ou todas as coisas ao mesmo tempo), foram usados exactamente os mesmos argumentos quando os carros e a electrónica Japonesa apareceram no Ocidente nos anos 60/70 e também quando a Coreia do Sul fez o mesmo algumas décadas mais tarde.
    Entretanto, os carros asiáticos são os mais vendidos no mundo (7 das 9 marcas mais vendidas são Asiáticas), o mesmo na electrónica de consumo e nos electrodomésticos.
    Mas nós cá vamos continuando, a dizer que os Chineses fazem tudo falso e sem qualidade, enquanto a sua tecnologia avança, cada vez mais depressa.

    ResponderEliminar