2025/10/13

Figure 3 quer ser o primeiro robot humanóide para casa

A Figure AI revelou o Figure 03, a terceira geração do seu robot humanóide, descrito como o primeiro modelo verdadeiramente preparado para produção em massa.

O Figure 03 foi concebido para executar tarefas normalmente realizadas por humanos e aprender com a experiência e interacção directa. A ideia é que este robô possa trabalhar em ambientes domésticos, armazéns, hotéis e outros espaços públicos, adaptando-se a diferentes contextos. Baseado no modelo anterior, o Figure 02, o novo robot utiliza o sistema de AI Helix, que combina visão, linguagem e acção para compreender e executar tarefas ao lado de pessoas.

A empresa fez também várias melhorias: o robot é 9% mais leve, tem materiais exteriores macios (e laváveis) para maior segurança e uma bateria interna com carregamento sem fios (através dos pés do robot). Além disso, o processo de fabrico foi redesenhado para reduzir custos e acelerar a produção, com peças em alumínio fundido e componentes moldados por injecção. A produção inicial deverá atingir 12.000 unidades por ano, com a meta de 100.000 unidades em quatro anos na nova fábrica BotQ, em San Jose, Califórnia.


Em termos de capacidades, o Figure 03 inclui um conjunto de sensores actualizado com um campo de visão 60% mais amplo por câmara, mãos sensíveis à pressão (capazes de detectar poucos gramas) e câmaras nas palmas para manipulação precisa de objectos. O sistema auditivo também foi melhorado para um reconhecimento mais natural de sons e vozes. E, num toque curioso, o robot pode até mudar de roupa conforme o ambiente onde trabalha.

Os vídeos divulgados mostram o Figure 03 a mover-se com fluidez e a interagir com pessoas e máquinas comuns, demonstrando o potencial dos robots humanóides para trabalhar lado a lado com humanos. Ainda assim, a empresa diz que ainda não se está no ponto em que se possa ter um destes robots a servir de mordomo em nossas casas - mas pode ser que não seja necessário esperar muito, já que a empresa espera chegar a esse patamar já em 2026.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)