2025/12/09

Android XR vai converter jogos 2D em 3D

A Google começa finalmente a mostrar como irá ser o Android XR e a nova geração de óculos de realidade aumentada.

Embora os Vision Pro da Apple tenham falhado em "revolucionar" o mundo (veremos se funcionam como forma de abrir caminho para óculos mais económicos que virão no futuro), tiveram pelo menos o efeito de fazer a Google recuperar parte do empenho que já tinham tido na área da realidade virtual/aumentada e que depois abandonaram.

Agora, a nova aposta é no Android XR e as suas capacidades melhoradas, e que são acompanhadas por novas gerações de óculos, como o Project Aura da XREAL - que finalmente materializa o formato de óculos de realidade aumentada que são próximos de óculos "normais" (embora ainda com recurso a um módulo externo, e com campo de visão de 70° que acaba por ser o "mínimo" que se pode exigir).


Uma parte curiosa do Android XR é a promessa de conseguir converter conteúdos 2D em 3D. No exemplo dado, um jogo transmitido do PC não se limita a surgir como uma janela 2D que vemos no ambiente virtual, mas funciona como uma verdadeira janela "3D" para o mundo de jogo, reagindo à perspectiva do utilizador.
Diz a Google que isto poderá ser feito com todos os conteúdos, fazendo antever que recorra a tecnologia AI para converter vídeos 2D em vídeos 3D "espaciais" que permitam uma maior imersão dos utilizadores.

Dito isto, ainda não temos qualquer prazo para antever se/quando esta tecnologia chegará efectivamente até ao grande público. Para tal será necessário que sejam lançados óculos XR que combinem uma série de factores que não serão fáceis de combinar: formato de óculos socialmente aceitáveis, qualidade visual dos ecrãs, desempenho fluido, autonomia que vá para além de curtas sessões, e - a complicar tudo isto - um preço aceitável.

Talvez sejam coisas que só sejam resolvidas com a prometida "era da abundância" onde os robots humanóides farão todo o trabalho, deixando a humanidade livre para fazer "o que lhe apetecer" sem preocupação com o preço das coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)