O final de ano de 2025 chega da pior forma para a OpenAI, com a Google a lançar o seu mais recente Gemini 3 Flash.
As posições inverteram-se. Se no passado assistimos à OpenAI a liderar confortavelmente no sector AI, podendo dar-se ao luxo de poupar o lançamento de novos produtos para "abafar" os lançamentos de empresas concorrentes, agora estamos a ver isso a ser feito pela Google. Com a OpenAI a ter lançado o GPT-5.2, que desapontou por ser um modelo extremamente lento e caro, a Google faz praticamente um cheque-mate ao lançar o Gemini 3 Flash.
O Gemini 3 Flash destaca-se por responder precisamente a essas questões: é um modelo bastante mais rápido, e também económico. Mas, não menos importante, é que apesar de ser um modelo "Flash", tradicionalmente menos capazes que os modelos "Pro", desta vez tem capacidade que ficam bastante perto - e até conseguem superar! - o Gemini 3 Pro!
Parece que a Google quer acabar com a era dos modelos AI que demoravam dezenas de minutos a analisar problemas e dar respostas. Com o Gemini 3 Flash as coisas passam a ser feitas de forma praticamente imediata, com a criação de sites completos e apps a poder ser concluída em menos de um minuto - uma diferença significativa para quem tem que ir fazendo alterações e melhorias dezenas de vezes até chegar ao resultado pretendido.
Quebrando a regra do "escolha dois dos três: velocidade, preço e qualidade", com o Gemini 3 Flash a Google parece ter conseguido trazer-nos um modelo AI que é bom, rápido, e barato.
Só não sei porque motivo a Google está a demorar tanto tempo para lançar no ocidente o seu plano económico para fazer frente ao plano ChatGPT Go, que tem estado a testar na Índia. Seria o ponto que falta para roubar clientes pagantes à OpenAI.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)